A ESCOLA

Renato Pontes Costa

Resumo


O poema aqui apresentado é resultado de uma atividade desenvolvida na disciplina: “Tópicos Especiais: Leituras de Paulo Freire e Educação Popular”, desenvolvida pelo professor Renato Pontes Costa, no Departamento de Educação da PUC-Rio, no segundo semestre de 2021.           A oferta dessa disciplina, que teve uma primeira versão em 2015, se inseriu no conjunto de ações feitas pelo Departamento para celebrar o centenário de Paulo Freire ao longo do ano de 2021. O texto é o resultado de um trabalho coletivo feito como atividade de síntese, após a conclusão da leitura do livro Pedagogia do Oprimido. Na atividade, o poema ESCOLA, atribuído a Paulo Freire, foi lido e discutido com a turma. Cada verso foi previamente numerado. Após a primeira leitura e discussão, os estudantes convidados a escolher um verso e continuar a escrita a partir dele. Em seguida, os versos dos estudantes foram incorporados ao poema original criando um novo texto com a participação de todos/as. Ao final, o novo poema foi lido coletivamente gerando uma nova rodada de discussões. Para que se possa acompanhar a construção do texto, na versão aqui apresentada as frases originais do poema Escola foram colocadas em negrito e as frases dos estudantes com a fonte sem negrito. Os nomes dos/as estudantes foram colocados abaixo das suas frases para identificar a autoria.

Importante registrar que essa atividade foi originalmente criada pela Profa. Maria Cândida Caetano Gomes, uma brilhante professora de história que lecionou por mais de 30 anos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Todos os créditos precisam ser dados a ela. Cândida apresentava e discutia Paulo Freire com seus alunos do 5º e 6º anos, na Escola Reverendo Martin Luther King, na Praça da Bandeira – RJ e, com eles, fazia essa mesma atividade. Seu contato com o prof. Renato Pontes se deu através do NEAd – Núcleo de Educação de adultos da PUC-Rio, onde Renato trabalhou por 15 anos, sendo um dos fundadores desse núcleo e onde Cândida atuou como docente em diversos processos de formação de educadores de jovens e adultos.

Os autores e auoras são: José Elesbão Duarte Filho; Eduarda Moura Moraes Cardoso; Samara dos Santos Leite; Gabriela da Silva Bezerra; Antônia Yara Simão de Sousa; Leticia Vitória Diniz Pereira da Silva; LuTiene Plácido Brito; Patrícia da Costa Menezes Miranda; Maria Luisa Drummond D’Oliveira Mathias; Rosa Marina Ferraz Parreiras Horta; Carolina de Moraes Sampaio; Stella Marinho; Giulia Zeitune; Moema Raíra Mioto; Ana Luiza França de Moura; Noemi Limeira de Menezes Ramires Galvão; Isabelle Oliveira Corrêa; 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

                  "Não há saber mais ou saber menos; há saberes diferentes".


                                                                                         Paulo Freire

 

 

Número de Acessos

contador gratuito de visitas