A PREDOMINÂNCIA DO PERFIL DECISÓRIO DE GESTORES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.

Rodrigo Caixeta Lopes, Carla de Fátima Nascimento Queiroz de Paula

Resumo


O perfil decisório do gestor influencia diretamente no sucesso ou fracasso das organizações, as diferentes decisões que acontecem no cotidiano de uma empresa depende da forma como o gestor a percebe, e consequentemente, as estratégias que são utilizadas para solucioná-las. O objetivo deste artigo foi investigar o perfil decisório predominante em gestores administrativos de uma empresa de grande porte, que presta serviço de transporte de passageiros no Entorno Sul e no Distrito Federal. O trabalho buscou demonstrar os perfis que influenciam no momento decisório de cada entrevistado, utilizando desta forma, as variáveis propostas por Robbins (2006). O ponto de partida foi a pesquisa bibliográfica, para aprofundar os conceitos relacionados à tomada de decisão e seus perfis, a metodologia utilizada foi quantitativa, baseada num estudo de caso, com aplicação de questionário para 14 gestores. Neste sentido, de acordo com os resultados apresentados, para o público pesquisado, sobressaiu o estilo decisório analítico seguido do diretivo, isso demonstra que os gestores entrevistados, tendem a tomar decisões com ênfase em tarefas, pautando-se sempre na lógica e na racionalidade, o que evidencia uma preocupação em atingir os resultados estabelecidos pela alta gestão da empresa.

 

DOI:https://doi.org/10.6084/m9.figshare.6828800 


Palavras-chave


comportamento; perfil; decisão; predominância .

Texto completo:

PDF

Referências


BAHIA, Juarez. Introdução à comunicação empresarial. Maua. Editora Ltda, 2008.

BUCHANAN, Leigh; O’CONNELL, Andrew. Uma breve história da tomada de decisão. In:. Harvard Business Review. Página: 20-29, Janeiro de 2006.

BREGALDA, Andressa; DALMAU, Marcos Baptista Lopez; MADRUGA, Érico de Avila. O processo decisório em um campus de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina: uma relação com o desenvolvimento organizacional. In: XIII Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária nas Américas, 8., 2013, Buenos Aires. Anais dos Colóquios Internacionais sobre Gestão Universitária. Santa Catarina: Repositório Institucional da Ufsc, 2013. p. 1 - 16. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.

CERTO, Samuel C. Administração moderna. 9.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2ª Ed. 2010.

DAFT, Richard L. Organizações: Teoria e Projetos. São Paulo: Pioneira, 2002.

GIBSON, James L.; IVANCEVICH, John. M.; DONNELLY Jr., James H.; KONOPASKE, Robert. Organizações: comportamentos, estrutura e processos. 12a ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: