POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UM MODELO VOLTADO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Ione Beatriz Pereira De Oliveira, Walter Costa Almeida Figueiredo, Ana Carolina Cintra Faria

Resumo


A tecnologia está cada vez mais presente dentro das empresas como um ativo facilitador na busca e no compartilhamento de informações, por isso é necessário saber protegê-las, pois elas têm um grande valor no âmbito profissional. A partir dessa visão, desenvolveu-se esse trabalho com o objetivo de criar uma Política de Segurança da Informação para a instituição de ensino superior.  A necessidade da criação da política se deu a partir do resultado de uma pesquisa quantitativa em que foi possível identificar o baixo nível de maturidade por parte dos funcionários da instituição, no que diz respeito a segurança da informação. A política tem como objetivo proteger os ativos de tecnologia da instituição, determinando normas a serem seguidas para reduzir os incidentes resultantes da falta de proteção.

 

DOIhttps://doi.org/10.6084/m9.figshare.6828800


Palavras-chave


Tecnologia; Política de Segurança da Informação; Proteção.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTILHO, Sérgio Duque; FONTE, Miguel Feitoza. Política de Segurança da Informação Aplicada em Uma Instituição de Ensino Mediante Análise de Risco. Revista da FATEC OURINHOS, São Paulo, n. 2, p. 51-66, 2012.

DANCHEV, Dancho. Building and Implementing a Successful information Security Policy. Disponível em: . Acessado em: 09 ago. 2017.

ENSSLIN, Leonardo; VIANNA, William Barbosa. O design na pesquisa quali-quantitativa em engenharia de produção–questões epistemológicas. Revista Produção Online, v. 8, n. 1, 2008. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2017.

FERREIRA, Fernando N.F. ; ARAÚJO, Márcio T. Política de Segurança da Informação: Guia Prático para Elaboração e Implementação. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2008.

FONTES, Edison Luiz Gonçalves. Praticando a Segurança da Informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

NBR/ISO/IEC 17799. Tecnologia da Informação: Código de prática para a gestão da segurança da informação. ABNT, 2005


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios:

  

DB Error: The table 'sessions' is full