INTERNET DAS COISAS E SEUS IMPACTOS POSITIVOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Marcos Paulo A. De Sousa, Maurício de Alves Lacerda, Ana Carolina Cintra Faria

Resumo


A tecnologia está cada vez mais presente dentro das empresas como um ativo facilitador na busca e no compartilhamento de informações, por isso é necessário saber protegê-las, pois elas têm um grande valor no âmbito profissional. A partir dessa visão, desenvolveu-se esse trabalho com o objetivo de criar uma Política de Segurança da Informação para a instituição de ensino superior.  A necessidade da criação da política se deu a partir do resultado de uma pesquisa quantitativa em que foi possível identificar o baixo nível de maturidade por parte dos funcionários da instituição, no que diz respeito a segurança da informação. A política tem como objetivo proteger os ativos de tecnologia da instituição, determinando normas a serem seguidas para reduzir os incidentes resultantes da falta de proteção.

 

DOIhttps://doi.org/10.6084/m9.figshare.6828800


Palavras-chave


Tecnologia; Política de Segurança da Informação; Proteção.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Tiago Marcos, Explorando a internet das coisas sociais utilizando NFC em um campus universitário. 2015. Repositório Digital UNISINOS. São Leopoldo.

BILINSKI, Fernando Rodrigo, 2014. Internet das coisas. Departamento de Informática -Centro Politécnico Universidade Federal do Paraná (UFPR). Disponível em: < http://www.inf.ufpr.br/aldri/disc/artigos/2014/fernando_f1.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.

BLOCH, Susan. Você globalizado: dez estratégias para atuar como um executivo global [tradução Nivaldo Montingelli]. – São Paulo : Ral; Londres, Inglaterra : Marshall Cavendish, 2011.

CASTRO, M. F., TEDESCO, P. Aplicação de Conceitos de Wayfinding em Interfaces Mobile de Recomendação de Rota. Trilhas Técnicas. SBSI. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. PE. 2014.

DE OLIVEIRA, Claúdio. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: