EMPREENDEDORISMO FEMININO: ANÁLISE DE PERFIL DE MULHERES EMPREENDEDORAS NO BRASIL

Ronaldo Augusto Silva Fernandes, Karoeny de Amorim Duarte

Resumo


 O objetivo analisar o perfil de mulheres empreendedoras no Brasil, a partir de análise de dados de pesquisa especial SEBRAE (2019). Foi utilizada a metodologia os dados do Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino de março de 2019 realizado pelo Sebrae que busca identificar o perfil das mulheres empreendedoras no Brasil utilizando como fonte de dados as informações dos dados da PNADC-IBGE (2018), Pesquisa GEM (2018), Pesquisa Financiamento (2018), Pesquisa de Transformação Digital (2018), Indicadores de Crédito das MPE (2017) e Pesquisa Perfil do MEI (2018). A análise dos dados mostrou que o Brasil vem se destacando em relação ao empreendedorismo feminino e que a proporção mesmo que não seja igualitária as mulheres veem ganhando espaço no mercado empreendedor, que em relação aos aspectos motivação a necessidade e o principal fator motivacional para que as mulheres se tornem empreendedoras dados (2018), que o público empreendedor feminino e mais jovem em comparação aos homens e que a proporção de desistências de negócios é menor. Um ponto positivo a se destacar, muitas mulheres conseguem conciliar vida pessoal e trabalho tornando seu domicílio como sede de seus empreendimentos. Um ponto negativo, ainda existe, mesmo que de forma equivocada, conflito de gêneros, onde a mulher fica em desvantagem ou necessita provar seu valor para crescer profissionalmente. Por outro lado, a determinação o foco, o comprometimento no trabalho, amar o trabalho que faz, ter dedicação, inovar e persistir, são fundamentais para obter o sucesso no empreendedorismo.

DOI: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.12296192


Palavras-chave


Empreendedorismo feminino, SEBRAE, trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, L. D. S. G. D. M. et al. 1º CONGENTI – Congresso de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação. Perfil do empreendedor feminino: Um estudo de caso no município de Nossa Senhora da Glória e Itabaiana - SE, 2017. Disponivel em: . Acesso em: 12 nov. 2019.

BRANDÃO, A. M.; MARQUES, A. P.; LAMELA, R. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade. Género, Empreendedorismo e Autonomização Profissional, v. 13, n. 35, p. 2963-2991, Mai./Ago. 2019. ISSN 1980-5756. Disponivel em: . Acesso em: 23 nov. 2019.

CANDATEN, D. ; ZANATTA, J. M.; TREVISAN, J. K. D. V. IX EGEPE Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Mulheres Empreendedoras: Os desafios para equilibrar a vida pessoal e profissional, Passo Fundo/RS, Mar. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 12 nov. 2019.

DE ARAÚJO, I. T. et al. RELISE – Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo. Empreendedorismo Feminino: O Contexto Social e Perfil Empreendedor de Mulheres no Nordeste Brasileiro, v. 3, n. 6, p. 108-127, Nov./Dez. 2018. ISSN 2448-2889. Disponivel em: . Acesso em: 11 nov. 2019.

DE FREITAS, R. K. V.; TEIXEIRA, R. M. E&G Economia e Gestão. Identificação de Oportunidades Empreendedoras por Mulheres, Belo Horizonte, v. 16, n. 44, Jul./Set. 2016. ISSN 1984-6606. Disponivel em: . Acesso em: 23 nov. 2019.

LONGO, L. B. F. et al. III Seminário Científico da FACIG – II Jornada de Iniciação Científica da FACIG. Empreendedorismo Feminino: Perfil das Mulheres Empreendedoras de Manhuaçu-MG, Nov. 2017. Disponivel em: . Acesso em: 12 nov. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: