ATIVIDADES EM ESPAÇO NÃO CONVENCIONAL: A CORRELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA COMO DESAFIO DA EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR

Carla Queiroz de Paula, Victor Gomes de Paula

Resumo


Na era do conhecimento, a educação faz parte de uma teia social, onde sua atuação é de grande relevância, não só pela concepção e preparo dos indivíduos que atuam nesta sociedade, mas, especialmente, pelo potencial criativo que o ser humano está destinado, ou seja, o seu próprio progresso e desenvolvimento. É possível identificarmos mudanças por todos os lados, seja em prol da sociedade, das limitações geográficas, tecnológicas, políticas, históricas ou culturais. Todo esse progresso interfere diretamente nos moldes da educação, priorizando também mudanças nos seus objetivos, procedimentos e métodos, com a proposta de adaptação ao meio. Essas mudanças requerem visões transdisciplinares numa prática docente cada vez mais aliada com a prática diária. Este trabalho objetivou o estudo da relação entre teoria e prática na formação do aluno, reforçando o processo de ensino-aprendizagem através da prática pedagógica docente diferenciada e inovadora com atividades em espaço não convencional. A pesquisa no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste – UNIDESC, de caráter quantitativo foi realizada com 27 docentes e 282 discentes, através de questionário estruturado a fim de justificar o tema proposto. Os resultados foram favoráveis aos docentes que aliam a prática em suas atividades, permitindo o acesso de sua atuação no mercado.

DOI: 10.6084 / m9.figshare.12994559


Texto completo:

PDF

Referências


BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

CARLINI. A.L. SCARPATO. M. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Editora Avercamp, 2004.

DAMIANI, Magda Floriana. Universidade e Conhecimento: possibilidades e desafios na contemporaneidade. In: A iniciação científica universitária como processo de “aproximação periférica legítima”. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

ENRICONE, Délcia. A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: A Docência Na Educação Superior: Sete Olhares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo – SP: Paz e Terra (ColecçãoLeitura), 1997.

LAMPERT, Ernani. Universidade e Conhecimento: possibilidades e desafios na contemporaneidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

MORAES, Maria Cândida. BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2010

MORAN. José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas – SP: Papirus, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Edileuza Fernandes da. Nove aulas inovadoras na universidade. Campinas, SP: Papirus, 2011.

VEIGA. Ilma Passos Alencastro. Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas – SP: Papirus, 2008.

VERGARA, Silvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5ª edição. São Paulo. Editora Atlas S.A, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: