LIDERANÇA
Resumo
O fenômeno da liderança, o trabalho em equipe e o comprometimento do líder, como
elementos de suma importância quando se busca otimizar ações empreendedoras para
alcançar os objetivos das unidades de informação. Enfatiza a responsabilidade dessas
organizações na formação de líderes capazes de promover estratégias competentes e
flexíveis, que garantam soluções ágeis e adequadas para que elas superem os
obstáculos e as incertezas do amanhã e sobrevivam aos desafios dos novos tempos.
Reconhece que o êxito dessas unidades dependerá da sua capacidade de se organizar
e de possuir líderes participativos, inovadores e criativos. Mostra os diversos estilos de
liderança com enfoques precisos, que podem ser apropriados ao contexto da
informação.
Palavras-chave
Referências
BERGAMINI, Cecília W. Liderança: Administração do Sentido. São Paulo: Editora Atlas,
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e Prática. 3º ed., São Paulo:
Makron Books, 2000.
_____________________. Liderança e Comunicação. In: Teoria Geral da
Administração. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979. P. 158-168.
COVEY, Stephen. Liderança Baseada em Princípios, São Paulo: Campus, 1994
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Novo Aurélio – século XXI. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 3 ed., 1999.
KLEMP JR., George. Competência de Liderança. HMS Management, n. 17, nov/dez.
KOTTER, John P. O Fator Liderança. São Paulo: Makron Books, 1992, 163p.
KRAUSE, Donald G. Fundamentos da Liderança. In: A Força de um Líder. Tradução por
Ana Woodward. São Paulo: Makron Books, 1999. P. 02-26.
WOOD JÚNIOR, Thomaz. Liderança: conceito dos pés de barro. São Paulo: Atlas, 1997
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420
Indexadores, Diretórios e Repositórios: