Utilização da Metodologia Ágil Extreme Programing (XP) Como Ferramenta de Gestão: Um Estudo de Caso na Empresa Freeddom Tecnologia e Serviços S/A

Wendy Karla Medeiros de Souza Bezerra, Carla Avelar da Conceição

Resumo


O contexto competitivo atual, força as organizações a se posicionarem de tal forma que tenham vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. A garantia de sobrevivência nesse mercado advém da capacidade que as empresas apresentam de se inovarem e aperfeiçoarem seus processos e métodos gerenciais. A metodologia Extreme Programming (XP), é uma ferramenta orientada à área de tecnologia da informação, no entanto, surgiu no contexto da área administrativa, com o objetivo de ajudar na execução
dos processos internos das empresas, obtendo respostas mais ágeis, simples,
propagando um melhor clima organizacional, baseando-se em valores como a
comunicação, simplicidade, feedback e o respeito. No presente trabalho foi analisado se a metodologia em estudo, freqüentemente utilizada em processos de TI, pode ser utilizada de maneira eficiente e eficaz nos processos gerenciais de uma empresa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso na empresa Freeddom Tecnologia e Serviços S/A,
pertencente ao ramo de tecnologia, localizada no bairro do Morumbi, em
São Paulo, que emprega em todos os setores da sua organização a metodologia Extreme Programming (XP) Os resultados observados com a pesquisa indicaram que a metodologia XP pode ser aplicada em empresas, sobretudo, do ramo de tecnologia por possuir características mais liberais, criativas e menos tradicionais. Também, por ser um método simples e econômico, resultou em melhorias no clima organizacional, relacionamento interpessoal, feedback, comunicação e na disseminação do conhecimento dentro da empresa.


Palavras-chave


Metodologia Extreme Programming (XP), Administração Estratégica de Empresas, Ferramentas Gerenciais.

Referências


AMBLER, Scott W. Modelagem Ágil: práticas eficazes para a programação

extrema e o processo unificado. São Paulo: Artmed, 2004.

BARBOSA, Christian. Como tornar reuniões de trabalho mais produtivas.

Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2009.

BASSI FILHO, Dairton Luiz. Experiências com desenvolvimento ágil. 2008. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo-SP.

BECK, Kent. Extreme Programming Explained: embrace change. 1. ed. Canadá: 1999.

CAVALCANTE, Shirley Maria. Gestão da Comunicação

organizacionalconhecendo as ferramentas e suas aplicabilidades. Disponível em:

gestaocomunicacao- organizacional.shtml>. Acesso em: 24 set.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: edição compacta. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

KOSCIANSKI, André; SOARES, Michel dos Santos. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2007.

MEDEIROS, Manoel Pimentel. Crônica sobre a difícil arte da simplicidade em

projetos de software. Revista Visão Ágil, São Paulo. 01, n. 01, p. 23, jul. 2007.

O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação: e as decisões gerenciais na era da

internet. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

PORTER, Michael E. Competição on Competition: estratégias competitivas

essenciais. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

REVISTA VOCÊ S/A. São Paulo: Nobel, 2000-. ISBN 85-213-0976-7.

SANTANA JUNIOR, Célio Andrade. Avaliação da utilização de Metodologias Ágeis no contexto dos modelos de qualidade de software. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado de Engenharia da Computação) – Departamento de Sistemas e Computação da Escola Politécnica de Pernambuco (UPE), Pernambuco-PE.

SATO, Danilo Toshiaki. Uso eficaz de métricas em métodos ágeis de

desenvolvimento de software. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo-SP.

TELES, Vinícius Manhães. Extreme Programming: aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade. São Paulo: Novatec, 2006.

TELES, Vinícius Manhães. Um estudo de caso da adoção das práticas e valores do Extreme programming. 2005. 179 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Matemática e Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade

Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: