AVALIAÇÃO DA LIDERANÇA DO COORDENADOR DE CURSO SEGUNDO O MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Resumo
Tanto no mundo organizacional como fora dele vivemos um cenário de
incertezas e mudanças constantes, em que é primordial que as organizações,
para se manterem ativas, competitivas e sustentáveis, tenham uma visão de
futuro e saibam identificar seus pontos fortes e suas oportunidades
de melhoria, buscando a evolução contínua da sua gestão e gerando valor à
sociedade, de forma ética e sustentável.
Historicamente, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) foi implantado
no Brasil entre os anos de 1992 a 1996. O Modelo era baseado no modelo
americano da Fundação Baldridge da Gestão Qualidade Total. A partir do ano
2000 foi lançada a primeira versão brasileira do modelo de gestão o que reflete
a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas
organizações e especialistas do Brasil e do exterior. Anualmente, o Modelo é aperfeiçoado por meio do Núcleo Técnico Critérios de Excelência, da Fundação, que promove a sua atualização e o coloca na vanguarda dos modelos de gestão.
Palavras-chave
Referências
BALDRIGE- NATIONAL QUALITY PROGRAM - 2009-2010 Criterios para el
Desempeño de la Excelencia Educacional.
BALDRIGE PERFORMANCE EXCELLENCE PROGRAM- 2015–2016 Baldrige
Performance Excellence Framework. December, 16,2014. Fonte:
http://nist.gov/baldrige/2015-
_baldrige_framework_criteria.cfm Acesso 25/09/2015.
BLOCK, A. S.; GOMES, C. M.; DALMORO, M. Em busca de excelência na
mensuração da performance: uma análise comparativa entre modelos de avaliação da gestão educacional e empresarial. Fonte:
http://www.ead.fea.usp.be/semead/11semead/resultado/trabahosPDF/576.pdf Acesso: 26/09/2015.
Fundação Nacional da Qualidade. Critérios de Excelência, Avaliação e
Diagnóstico da Gestão Organizacional. 19.ed. São Paulo, 2011.
Fundação Nacional da Qualidade. Critérios de Excelência, Avaliação e
Diagnóstico da Gestão Organizacional. 20.ed. São Paulo, 2011.
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Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420
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