ECOEFICIÊNCIA

Igor Azevedo Bomfim, Jefferson Renzetti, Maristela P. Rosa, geraldo Cardoso cardoso moitinho

Resumo


Explanar sobre o tema ecoeficiência, demonstrando sua importância como modelo produtivo e novo padrão de consumo. Discorre sobre
a prática da ecoeficiência no contexto da sustentabilidade, bem como a necessidade de conscientização de sua importância tanto por
parte das empresas como por parte dos consumidores. Objetiva identificar o grau de conscientização em relação à ecoeficiência dos
alunos da Faculdade ICESP/PROMOVE de Brasília. Materiais e Métodos: O presente projeto adotou a abordagem qualitativa na escolha
do método. No que tange a pesquisa, esta se caracteriza como exploratória. O método/técnica aplicado neste projeto é o estudo de caso.
A técnica de coleta de dados adotada foi o questionário. Em relação à análise dos dados, foi utilizada a técnica de tabulação. Resultado:
Uma questão muito importante da pesquisa foi à abordagem sobre qual seria a maior dificuldade em adquirir produtos que atendam ao
conceito da ecoeficiência. Em primeiro lugar, os pesquisados disseram “não ter acesso a esse tipo de produto” (35%), a alternativa “o
preço desse produto, geralmente ser mais caro que os outros, ficou em segundo lugar com (34%), a opção “a falta de divulgação destes
produtos” ficou em terceiro lugar (30%), e apenas 1 % dos pesquisados optaram pela opção “nenhuma das anteriores” ficando em quarto
lugar. Conclusão: Conclui-se que é necessário que as empresas que tem a ecoeficiência como modelo produtivo utilizem esse aspecto
como diferencial competitivo, divulgando mais, ao mesmo tempo em que há a necessidade de maior investimento nessa prática a fim de
se obter produtos realmente competitivos no mercado.


Palavras-chave


Sustentabilidade; ecoeficiência; conscientização.

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