RUBEM ALVES E AS METODOLOGIAS ATIVAS UM DEBATE A PARTIR DA LEITURA COMPARADA DOS LIVOS “SALA DE AULA INVERTIDA” E “CONVERSA COM QUEM GOSTA DE ENSINAR

Eline dos Anjos

Resumo


Este estudo aborda o pensamento de Rubem Alves na perspectiva de sua obra, conversa com quem gosta de ensinar comparando ao relato descrito por dois professores que aplicaram a metodologia ativa a sala de aula invertida. Foi feita uma pesquisa qualitativa bibliográfica com o objetivo de refletir sobre as questões metodológicas de ensino aplicada a estudantes de nível superior e observou-se a necessidade de refletir e debater essas metodologias denominadas como metodologias ativas e resgatar o pensamento deste educador romancista para uma prática andrológica, ressaltando a necessidade de humanizar as relações nesse processo de ensino.


Palavras-chave


metodologia, ensino, práticas

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Rubens. Conversas com quem gosta de ensinar. Editora

Cortez, 2008.

ALCÂNTARA, M. S. Metacognição e autorregulação na graduação universitária: estratégias de estudo individual e ensino-aprendizagem em contexto de iniciação à expertise. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Orientador: Afonso Celso Tanus Galvão, 2014.

BERGMANN, Jonathan e SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida, uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Editora LTC, 2011.

GALVÃO, A.; CÂMARA, J.; JORDÃO, M. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.93, n.235, p. 627-644, set/dez, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Saraiva, 2010.

LACO, Samuel. O melhor de Rubem Alves. Editora Nossa Cultura, 2009.

NOGUEIRA, Sonia Mairos. Andragogia: que contributos para a prática educativa? Junho,2004. Disponível em:

https://biblioteca.cbm.sc.gov.br/biblioteca/images/stories/CBM/Documentos/Anexo_ convencao.pdf Acesso em: nov.2016


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: