O CIDADÃO: PONTO CHAVE NA INOVAÇÃO NOS PROCESSOS GERENCIAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ilane Nogueira M. Paravidine

Resumo


Este trabalho versa sobre a aplicação de inovação gerencial na Administração Pública na perspectiva institucional. Parte-se das bases teóricas que a relação entre Estado e Sociedade Civil é dialética, e que as possibilidades de êxito das inovações gerenciais na esfera pública são limitadas se não estiverem apoiadas pelos cidadãos. Este apoio, entretanto, é influenciado pelo
entendimento de cidadania e dos seus direitos, considerando-se que para demandar serviço de qualidade é necessário reconhecer seus direitos. A inovação gerencial estudada está relacionada ao papel do cidadão como elemento de pressão para alavancar serviços de qualidade implantados na esfera pública. Analisam-se as evoluções históricas da cidadania e dos direitos do cidadão.


Palavras-chave


Cidadão, Inovação, Administração Pública.

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Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

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