ESTUDO DE CASO NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DE RORAIMA

Ádria Pereira dos Santos, Laiana Pereira dos Santos

Resumo


O Estudo de caso na Assessoria de Comunicação da Companhia Energética de Roraima teve como objetivo apresentar a rotina de trabalho da equipe de Comunicação da Companhia Energética de Roraima (CERR) a partir de seu Plano de Comunicação e Divulgação de Informações aprovado em 2018. Para isso fez necessário realizar levantamento de referenciais teóricos relacionados ao desempenho da Assessoria de Comunicação e do Assessor de Imprensa no âmbito da Administração Pública; analisar a Política de Divulgação de Informação da Companhia Energética de Roraima e apresentar as atividades desempenhadas no setor de Comunicação. A partir desse levantamento ressaltar e comprovar a importância da assessoria de comunicação no âmbito da administração pública. O resultado observado foi a comprovação de que assessorias são fundamentais para o sucesso da comunicação interna e externa promovendo na administração pública diversas faces para além do campo jornalístico.
Palavras-chaves: Assessoria de Imprensa. Administração Pública. Planejamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Adão Eunes. Planejamento das relações públicas. Porto Alegre: 1981.

ALMANSA, Ana M. Assessorias de comunicação. Tradução Andréia Athaydes. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010. cap. 1, p. 13-36.

ANDRADE, Teobaldo de. Para entender Relações Públicas. 4ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

ARAÚJO, Tatiane. Os desafios da Assessoria de Comunicação Social na Contemporaneidade. Anais do XXXI Congresso de Ciências da Comunicação: Intercom, 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0306-1.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

BERNARDES, Camila Fernandes Santos. O direito fundamental de acesso à informação: uma análise sob a ótica do princípio da transparência. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Direito. Uberlândia-MG, 2015.

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Manual de Assessoria de Comunicação. Imprensa. 2007. 4ª ed. Brasília, 2007.

FOSSATI, Nelson. Gestão da Comunicação na Esfera Pública Municipal. RS: Sulina, 2006.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4.ed. São Paulo: Summus, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: