ANÁLISE DOS PERFIS EMPREENDEDORES DO BAIRRO NOVA FRIBURGO DO MUNICÍPIO DE CIDADE OCIDENTAL GO

Diego Ramalho Santos, Carla de Fatima Nascimento Queiroz de Paula

Resumo


O perfil empreendedor é considerado um dos elementos cruciais para a transformação de simples idéias em inovações, visto que quando há um perfil definido, o empreendedor busca por caminhos e soluções previstas, procurando assim, aprimorar suas idéias e conceitos, pois cada empreendedor apresenta um perfil. O objetivo deste artigo foi analisar o perfil dos empreendedores do bairro Nova Friburgo no município de Cidade Ocidental GO, em função da grande expansão imobiliária da região. O trabalho buscou identificar o perfil empreendedor predominante na região do estudo, através dos conceitos propostos por Dornelas (2020). O método escolhido foi a pesquisa bibliográfica, para aprofundar os conceitos sobre o perfil empreendedor, enquanto que a metodologia foi caracterizada como qualitativa, sendo realizada uma análise observacional em 3 empresas, considerando a rotina dos empreendedores e seus comportamentos diante de situações como: atendimento, organização, estrutura física e rede social. Neste sentido, os resultados apontaram que o perfil predominante na região do bairro Nova Friburgo foi o empreendedor inesperado, ou seja, o que aprende, visto que são pessoas focadas, experientes e optaram por mudar de vida, enxergando uma oportunidade para a abertura do próprio negócio.


Palavras-chave


Perfil; empreendedor; predominante; aprimorar

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, M. SILVA, C. GUIMARÃES, M. C. RABAÇO, M. (2014). Monitoramento de

informação em mídias sociais: O e-Monitor Dengue. Transformação, 26(1), 9–18. https://doi.org/10.1590/S0103- 37862014000100002.

BARKI, E., COMINI, G., CUNLIFFE, A., HART, S. L., RAI, S. (2015). Social en trepreneur-ship and social business: Retrospective and prospective research. RAE-Revista de Admi- nistração de Empresas, 55(4), 380-384. doi:10.1590/S0034-759020150402,

BARON, R. A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Lear- ning, 2014.

BERNARDI, L. A. Manual de Empreendedorismo e gestão: Fundamentos, Estratégias e Dinâmicas.1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

BERNARDO, N. R. R.; TADEUCCI, M. S. R.; ARAÚJO, E. A. S. A importância da instituição pública de ensino superior tecnológico para o ensino do empreendedorismo: análise do curso superior de tecnologia em gestão empresarial, na cidade de Guaratin- guetá. Janus, v. 10, p 11 – 40, 2013.

BOM ANGELO, E. Empreendedor Corporativo: A Nova Postura de Quem Faz a Dife- rença Ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003.

BONETTO, M. As principais características do empreendedor de sucesso. 2017. Dis- ponível em: http://empreendedoresdamidia.com.br/as-principais-caracteristicas- doempreendedor-de-sucesso/. Acesso em: 28 set. 2018.

BRITO, A. M. PEREIRA, P. S. LINARD, Â. P. Empreendedorismo. 2013. Disponível em: http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos/ifce/tecnico_edificacoes/empreendedorismo.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.

BRITTO, F. WEVER, L. Empreendedores brasileiros: vivendo e aprendendo com gran- des nomes. 2. ed. Rio de Janeiro, 2003.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Pau- lo: Saraiva, 2004.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreen- dedorismo e viabilidade de novas. 2.ed. Revista e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2007.

COSTA, R. A. T. FURTADO, C. B. R. A. Empreendedorismo: características, habilidades e competências. 2016. Disponível em:http://files.comunidades.net/robsontavares/2caracteristica_empreendedora_ou_habilid ades _e_competencias_empreendedoras.pdf. Acesso em: 23 set. 2018


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: