DOMÍNIO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO PROCESSO DE LIDERANÇA

José Saraiva Silva, Maria de Nazaré Lisboa da Silva Vilarindo, Flávia Moreno Alves de Souza

Resumo


A importância das emoções no ambiente de trabalho são pouco percebidas. Lidar de forma inteligente com as emoções na empresa auxilia a liderança a obter maior êxito no relacionamento interpessoal com sua equipe. É o que chamamos de inteligência emocional, que é a capacidade do indivíduo identificar suas emoções e as dos outros, a motivar-se e a sua equipe, enfrentando as adversidades de forma positiva. Diante do exposto, o presente estudo busca averiguar o nível de conhecimento do líder quanto à inteligência emocional, bem como verificar se há aplicabilidade da inteligência emocional na gestão por parte do líder. E por fim analisar a percepção dos colaboradores quanto ao uso da inteligência emocional pelo líder. Para tanto, se utilizou do método de pesquisa estruturado de estudo de caso, o mesmo envolveu 30 colaboradores das lojas Word Tênnis Brasília, que responderam ao questionário composto por questões objetivas e de fácil entendimento. A inteligência emocional nos auxilia em todas as áreas da nossa vida, seja pessoal, seja profissional. Sendo o ser humano por natureza social, é mais do que necessário que este saiba regular suas emoções e consequentemente motivar a si próprio quando necessário. O presente estudo demostra a influência da inteligência emocional, que não somente a empresa, mas todos os que dela tem participação (colaboradores e clientes) são beneficiados com sua utilização, pois contribuem positivamente no ambiente profissional, relacionamentos interpessoais e na tomada de decisão.

Palavras-chave


Emoções; Inteligência Emocional; Relação Interpessoal; Líder;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: