A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NAS DECISÕES DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO - GOIÁS

Maria Aline Neri, Luciane Teixeira De Souza

Resumo


O presente artigo de natureza qualitativa–quantitativa discute as definições e atribuições do marketing digital, mostrando as principais ferramentas do chamado e-marketing. Além disso, o estudo delineia as características dos consumidores da era digital, assim como o papel da internet e das mídias sociais no cotidiano das pessoas. O principal objetivo do trabalho é identificar em que proporção o marketing digital influencia as decisões de compra dos consumidores da cidade de Santo Antônio do Descoberto – GO. Os procedimentos metodológicos aplicados foram a pesquisa exploratória e descritiva associada a uma revisão bibliográfica e ao levantamento de dados primários por intermédio de questionário. Foi analisado o impacto das mídias digitais nas decisões de compra dos consumidores tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. Também foram identificadas as redes sociais mais utilizadas. Por fim, os resultados da pesquisa evidenciaram que 82,1% dos respondentes se sentem influenciados pelos anúncios que veem nas mídias sociais, e que 70,3% dos participantes fazem pesquisas acerca de produtos e marcas antes de efetuarem compras de maior valor; constatou-se também que vídeos patrocinados publicados no feed de notícias de redes sociais são o tipo de anúncio mais atrativo aos consumidores de Santo Antônio do Descoberto – GO.


Palavras-chave


Marketing digital, consumidores, mídias sociais, redes sociais, ferramentas.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIATION MARKETING AMERICA –AMA. Definitions of marketing. 2020. Disponível em: https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/. Acesso em 07 sept. 2020.

BITTENCOURT, L. C; MORAES FILHO, R. M. Colaboração em Massa (Crowdsourcing) na comunicação corporativa. 2014. Disponível em: ://www.bocc.ubi.pt/~boccmirror/pag/bittencourt-filho-colaboracao-em-massa-crowdsourcing.pdf. Acesso em: 24 mar. 2021.

CASAS, A. L. Marketing: uma introdução. Marketing: Conceitos, Exercícios e Casos. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

CENDÓN, B. V. Ferramentas de busca na Web. Ciência da Informação, [s.l.], v. 30, n. 1, p. 39-49, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a06v30n1.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.

CHURCHILL JÚNIOR, G. A.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: atlas, 2000.

COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: