GOVERNANÇA DE TI NA REGIONAL DE ENSINO E ESCOLAS DE SAMAMBAIA DA SEEDF

Ronaldo da Cruz Junior, Ronaldo Augusto da Silva Fernandes

Resumo


O objetivo desse estudo foi avaliar o nível de maturação de Governança em TI na Regional de Ensino e Escolas de Samambaia em paralelo ao nível estabelecido no Plano Diretor de Tecnologia da Informação da SEEDF (PDTIC). A pesquisa levou em conta um questionário de 15 perguntas, onde 5 perguntas tratavam do perfil do gestor avaliado e 10 perguntas do tipo “Sim / Não” voltadas ao nível de conhecimento em torno de 4 temas da Governança em TI: Governança de TI, Controle de Gestão de TI, Informações e Processos. Os gestores participantes da pesquisa são oriundos da Sede Administrativa da SEEDF, da Regional de Ensino de Samambaia e de algumas escolas de Samambaia participantes. Além da pesquisa, foi efetuado um estudo em torno do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da SEEDF (PDTIC) para ajudar a estabelecer as normas e padrões vigentes na SEEDF e se as mesmas são adotadas ou a que nível de adoção se encontra nas Regionais de Ensino e Escolas. Como resultado, foi aferido que a Sede administrativa da SEEDF costuma manter uma conduta mais alinhada ao PDTIC, e, apesar da SEEDF procurar colocar em prática a adoção de boas práticas em todos os segmentos da organização, como objeto da pesquisa desse estudo, a Regional de Ensino e Escolas de Samambaia costuma tratar a gestão de forma mais pragmática e sem adoção de um modelo que os guie nesses segmentos, deixando alguns déficits e grandes dificuldades na adoção de soluções em torno dos processos de negócios e de produtos e serviços de TI.


Palavras-chave


Governança em TI; Controle de Gestão; SEEDF; Regional de Ensino; Escolas de Samambaia.

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Referências


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