IMPACTO DO CONSUMO EXCESSIVO NAS RELAÇÕES PESSOAIS E A SUA EVOLUÇÃO PARA UM TRANSTORNO PSICOLÓGICO

Illana Soares Lima, Thaís Adriane Rodrigues Breda, Flávia Moreno Alves de Souza

Resumo


Consumir é um comportamento essencial na vida das pessoas. No entanto, alguns indivíduos têm apresentado hábitos descontrolados de compra por serem influenciados, de forma considerável, pelas campanhas publicitárias e por grupos de referência, refletindo diretamente em suas personalidades e gerando consequências em suas vidas privadas. Neste sentido, o consumidor considera aquilo que possui um fator substancial para sua vida e sente prazer em surpreender os indivíduos a sua volta com os inúmeros produtos obtidos, posto que busca um modo de vida requintado, é individualista e possui afeição a seus bens, porém estes não lhe proporcionam uma felicidade plena. Diante do exposto, este projeto pretende revelar informações de comportamento de compra e identificar fatores que propiciam a manifestação compulsiva, a qual envolve emoções e/ou a associação com outros distúrbios. Em uma perspectiva metodológica, trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, delineada por meio de estudo de caso. Visa descrever a conduta de compra de consumidores, bem como sua evolução para o transtorno clínico de compra compulsiva, ou seja, a oniomania.

Palavras-chave


Marketing; consumo compulsivo; oniomania, grupos de referência

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Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

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