CONSUMO SUSTENTÁVEL: MOTIVAÇÕES DO CONSUMIDOR

Luiz Henrique de Matos Souza, Flavia Moreno Alves de Souza

Resumo


Introdução: Introdução: O presente trabalho aborda o consumo sustentável partindo de uma análise dos fatores que motivam a sua prática. Objetivo: identificar as motivações, influências e práticas que propulsionam o consumo sustentável dos consumidores da região administrativa do Guará II. Métodos: trata-se de estudo de caso de abordagem qualitativa transversal. Resultado: a análise dos dados aponta que as motivações que propulsionam práticas de consumo sustentável são qualidade e a eficiência no aspecto da saúde associadas a estes produtos. No entanto, os preços desses produtos e a sua disponibilidade são as principais barreiras que dificultam a adoção desse comportamento de compra. Conclusão: apesar do número significativo de indivíduos que afirmam consumir produtos sustentáveis e apoiar essa prática em prol da preservação dos recursos naturais, é preciso mais intensidade na participação dessa preservação, pois, de acordo com os resultados, o consumo sustentável é uma prática esporádica no dia a dia da maioria dos consumidores, e apenas isso não é o suficiente para que esses recursos estejam disponíveis para as próximas gerações.

Palavras-chave


Consumo sustentável; Motivações do consumidor; Comportamento do consumidor; Padrões de consumo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

Indexadores, Diretórios e Repositórios: