A ÉTICA PROFISSIONAL NA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Luiz Carlos Menezes dos Reis

Resumo


Introdução: essa pesquisa se apresenta com o objetivo de discutir sobre o comportamento ético do jornalista no ofício de assessor de imprensa. Objetivo: ressaltar a ética deste profissional e evidenciar os princípios e valores que se caracterizam como pilares fundamentais para a execução transparente da atividade de jornalista/assessor, e da instituição para a qual o serviço é prestado. Materiais e Métodos: para isto efetuamos uma pesquisa técnica abordando os conceitos de ética e ao Código de Ética Profissional do Jornalista, corroborando com fatos históricos e entrevistas com profissionais da área, no intuito de verificarmos o cumprimento e comprometimento da classe com os valores citados. Resultado: a realização dessa verificação permitiu identificar que a ética é um dos pilares que estrutura a carreira do assessor, e que os impactos antiéticos podem comprometer a imagem não só deste assessor, mas do próprio assessorado, comprometendo a credibilidade da profissão. Conclusão: o trabalho do assessor de imprensa é de extrema importância para a instituição a qual pertence, e o comportamento ético deste, não deve ser passível de negociação.

 


Palavras-chave


Palavras-Chave: Ética profissional; Assessoria de Imprensa; Código de Ética.

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Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação - ISSN: 2359-1420

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