TEMPLATE BÁSICO PARA AUTORES

MODELO DE GESTÃO DE EGRESSOS PARA AS FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA: UM ESTUDO DE CASO

MODEL OF MANAGEMENT OF GRANTS FOR INTEGRATED FACULTIES PROMOTES BRASILIA: A CASE STUDY

 

Luciane Teixeira de Souza 1, Clinaura Maria de Lima 2, Rosângela Laura Picoli 3

1. Pós graduada em Psicologia Organizacional no Centro Universitário ICESP

2. Professora mestre orientadora do curso de Psicologia Organizacional Centro Universitário ICESP

 

RESUMO

As demandas atuais na prestação de serviços de educação exigem que as Instituições de Ensino Superior apresentem critérios de gestão bem definidos. Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo desenvolver um modelo de gestão de egressos aplicável às Faculdades Integradas Promove de Brasília. Foi realizado um levantamento de dados por meio de pesquisa bibliográfica gerando um Modelo de Gestão com instrumentos de execução para cada uma de suas etapas. Em seguida, um Grupo de Trabalho (GT) formado por alunos egressos avaliou o modelo elaborado com base em sua realidade acadêmica. Os resultados demonstraram que a implantação de um modelo de gestão de egressos é de suma importância para a realidade da IES, e que as proposições da teoria e modelos de gestão já aplicados em outras instituições pesquisadas refletem a realidade do ambiente deste estudo. Por fim, observou-se que a implantação de um modelo de gestão de egressos proporciona a IES uma interação contínua com seu alunado.

 

Palavras-chaves: Gestão de Pessoas. Egressos. Instituição de Ensino Superior.

 

ABSTRACT

The current demands on the provision of education services require higher education institutions exhibit well-defined management criteria. In this context, this study aims to develop a model management graduates apply to Integrated Schools Promotes Brasilia. A survey of data by means of literature generating a management model with implementation instruments for each of its stages was performed. Then, a Working Group (WG) formed by former students evaluated the model developed based on their academic reality. The results showed that the implementation of a model management graduates is of paramount importance to the reality of the IES, and the propositions of the theory and management models already applied in other surveyed institutions reflect the reality of the environment of this study. Finally, it was observed that the implementation of a model management graduates IES provides a continuous interaction with its students.

 

Key words: People Management. Graduates. Higher Education Institution.

 


Contato: inserir e-mail dos autores

 

 

INTRODUÇÃO

Atualmente, na realidade das Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, se apresenta um desafio oriundo da busca por novos alunos para formações complementares. Tal desafio corresponde à gestão de egressos, uma crescente demanda que exige instrumentos específicos de captação, indução e acompanhamento.

Sendo assim, este estudo contempla uma área latente por pesquisa junto às IES. Identificar um modelo de gestão aplicado às Faculdades Integradas Promove de Brasília que contribuirá para a gestão de alunos; a integração do aluno egresso junto à IES; e para

a gestão de recursos humanos em formação profissional enquanto área do conhecimento.

  Diante do exposto, a gestão do egresso para a área de recursos humanos é um benefício social da IES para o discente, pois primará pelo bem-estar do aluno na instituição o que irá estimular a geração e o desenvolvimento do conhecimento. Faz-se necessário, portanto, despender esforços em      

 

 

 

pesquisa para desenvolver modelos adaptados à realidade e à demanda social tornando eficiente a inserção do egresso na formação continuada.

 

 

DESCRIÇÃO DO CASO

Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as Faculdades Integradas Promove de Brasília foram credenciadas nos termos da Portaria Ministerial nº 2.548, publicada no Diário Oficial da União em 16 de setembro de 2003. Em 1995 iniciou suas atividades junto à comunidade do Distrito Federal com a oferta do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis. Em dezembro de 2007 assume como mantenedora da Instituição a UNICA EDUCACIONAL, uma rede de ensino superior de Minas Gerais. A nova mantenedora teve como proposta aumentar o número de alunos das faculdades e manter o padrão de qualidade sempre existente. Atualmente, as Faculdades Integradas Promove de Brasília contam, com 26 (vinte e seis) cursos de graduação autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC, além de uma série de cursos de pós-graduação Lato-Sensu (PROMOVE/DF, 2014).

 

 

OBJETIVOS

Objetivo geral: Desenvolver um Modelo de Gestão de Egressos para as Faculdades Integradas Promove de Brasília.

Objetivos específicos:

  • Levantar estudos de caso e bibliografias sobre gestão de egressos em Instituições de Ensino Superior
  • Identificar estratégias potenciais para captação de alunos egressos
  • Apontar ações pertinentes para acompanhamento dos alunos egressos
  • Expor a análise crítica como instrumento de redução de riscos na gestão de egressos para minimizar falhas do modelo na fase de avaliação.

 

 

METODOLOGIA

Com base no objetivo traçado, pode-se dizer que a investigação científica da presente pesquisa buscou identificar instrumentos para um modelo de gestão de egressos. Estes instrumentos devem atender as seguintes etapas do processo de gestão: Captação de egressos; acompanhamento de egressos; avaliação da qualidade; e análise crítica para revisão das etapas de captação e acompanhamento.

 

Métodos de Pesquisa

Segundo Moresi (2003) a definição do método de pesquisa é importante para identificar as bases lógicas para a investigação científica. Este estudo utilizou-se do método dedutivo de pesquisa que pressupõe que a razão é capaz de levantar o conhecimento verdadeiro. O método dedutivo é proposto por Descartes, que postula quatro regras para investigação científica: Evidência; análise; síntese; e enumeração.

 

 

Classificação da Pesquisa

Segundo Moresi (2003) esta pesquisa classifica-se como qualitativa descritiva e terá como fins a investigação explicativa. Quanto aos meios de investigação a pesquisa abrangerá a investigação documental, a pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

  Para Marconi e Lakatos (2010) a característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. Já a pesquisa bibliográfica, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo que foi escrito.

 

 

REVISÃO DA LITERATURA

   Gestão de Egressos

Segundo Lousada e Martins (2005) um dos objetivos das Instituições de Ensino Superior é incluir na sociedade diplomados aptos para o exercício profissional. A afirmação do autor está em concordância com o previsto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB em seu artigo 43:

 

 

Estratégias Potenciais Para Captação de Alunos Egressos

O setor educacional está vivenciando um momento de mercado altamente competitivo e em constante expansão.

Sendo assim, as IES precisam visualizar as necessidades do mercado e as necessidades dos alunos garantindo a qualificação e a inclusão no mercado de trabalho e verificar se as necessidades desses alunos estão sendo supridas.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Apresentação do Modelo de Gestão e Análise do Grupo de Trabalho

  Considerando a teoria analisada e apresentada neste estudo, foi possível obter, como resultado para o Modelo de Gestão de Egressos, diferentes instrumentos aplicáveis a cada etapa do modelo apresentados na Figura 2.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para que as IES se mantenham no mercado é necessário ter como premissa a adaptação contínua, uma vez que o seu público alvo está diretamente ligado e dependente das mudanças sociais incluindo as novas exigências do mercado de trabalho. Esta realidade faz com que muitos indivíduos retornem ao ensino superior mesmo depois de já possuírem uma formação acadêmica. Este contexto motivou o presente estudo desde a definição do seu tema até o alcance do objetivo proposto.

Acredita-se que o modelo desenvolvido por este estudo poderá contribuir com o cumprimento da função social de inclusão de alunos egressos das Faculdades Integradas Promove de Brasília, pois minimizará as dificuldades apresentadas pelos egressos.

A temática gestão de egressos é bastante relevante devido à diversidade de alternativas de correção que o estudo possibilita, gerando assim, benefícios aos alunos egressos, à IES e à sociedade que receberá estes profissionais.

 

 

Conflitos de Interesse

Os autores alegam não haver conflitos de interesse.

 

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, F. J. B. de; PUENTE-PALACIOS, K. E. Grupos e equipes de trabalho nas organizações. Disponível em: http://tupi.fisica.ufmg.br/michel/docs/ Artigos_e_textos/Trabalho_em_equipe/003%20-%20Grupos%20e%20equipes%20 de% 20trabalho%20nas%20organiza%E7%F5es.pdf. Acesso em: 10/09/2014.

 

AURÉLIO. Dicionário da Língua Portuguesa. Ed. Positivo. 2008.

BERGAMO, F. V. de M; GIULIANI, A. C. A Lealdade no Contexto do Mercado da Educação Superior. Anais do VII Coloquio Internacional sobre Gestion  Universitaria em America Del Sur: mobilidad, governabilidad e Integración Regional. Mar Del Plata. 2007.

 

BRANQUINHO, N. C. S. da S. Satisfação dos egressos do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Dissertação de Mestrado. UFGo. GOIÂNIA, 2012.

 

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

 

FPNQ. Primeiros passos para a excelência. Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade: Gestão de Processos. Versão Impressa. 2003.

 

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas. 4ª Ed. São Paulo. 2002.

 

GOMES, E. L.; DIAS, E. J; AMARAL, G. D. G.; CORREGOZINHO, M. F.; RODRIGUES, P. Diagnóstico organizacional. Belo Horizonte. 2007.

 

JESUS, F. de. Análise do processo de formação de recursos humanos na Função Pública – O Caso do Ministério das Obras Públicas e Habitação; 1999-2004. Maputo. 2010.

 

KELLER, KELVIN LANE; KOTLER, PHILIP. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006.

 

LOUSADA, A. C. Z.; MARTINS, G. de A. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Controle Financeiro. – USP, São Paulo, n. 37, p. 73 – 84. 2005.

 

MAIOCHI, A. C.; BORTOLETTO, M. L. Ensino Superior no Brasil. 2013. Disponível em: http://www.faj.br/Egresso.aspx. Acesso em: 07/09/2014.

 

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo. Atlás. 7ªed. 2010.

MORESI, E. (org.). Metodologia da Pesquisa. Versão Impressa.UCB. 2003.

 

NEWMAN, W. H.; LOGAN, J. P. Strategy, policy and central management. Cincinatti: South-Western Publishing, 1971.

 

PENA, Mônica Diniz Carneiro. Acompanhamento de egressos: análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional brasileiro. 2000. Disponível em: http://www.joinville.ifsc.edu.br/~alexsandra/Artigo%20Monica%20DIniz.pdf. Acesso em: 06/09/2014.

 

PROMOVE/DF. Plano de Desenvolvimento Institucional. Versão Impressa. 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 13/09/2014.

 

SACHUK, M. I. A Motivação e o Processo de Indução dos Indivíduos na Organização. São Paulo: EAESP/FGV, p 239 1998. (Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-Graduação da FGV/EAESP, área de concentração em Organização, Recursos Humanos e Planejamento, com domínio conexo em Marketing).

 

SINAES. Bases para uma nova proposta de avaliação da Educação Superior. 2003. Disponível em: http://www.unifesp.br/reitoria/orgaos/comissoes/avaliacao/ sinaes.pdf. Acesso em: 13/09/2014.

 

UNIPAMPA. Programa de acompanhamento ao estudante da UNIPAMPA. 2010. Disponível em: http://porteiras.r.unipampa.edu.br/portais/cap/files/2010/07/ PROGRAMA-ESTUDANTES.pdf. Acesso em: 07/09/2014

 

VAISTSMAN, J. Avaliação e monitoramento como instrumentos da gestão. Disponível em: http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/boletins/boletimmds/219/ avaliacao-e-monitoramento-como-instrumentos-da-gestao.pdf/download. Acesso em: 10/09/2014.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APÊNDICE 1

Termo de Concordância

 

            Eu, ______________________________________________________, aluno do Curso de Direito, aceito participar do Grupo de Trabalho referente ao artigo Científico intitulado: Modelo de Gestão de Egressos para as Faculdades Integradas Promove de Brasília: Um estudo de Caso, da aluna Luciane Teixeira de Souza, sob a orientação da Profª MSC Clinaura Maria de Lima e Co-orientadora Profª MSC Rosângela Laura Picoli, do Curso de Pós Graduação em Psicologia Organizacional nas Faculdades Integradas Promove de Brasília e Faculdade ICESP.

 

 

_________________________________________

Aluno Participante

 

_____________________________________

Luciane Teixeira de Souza