A Função Social dos Núcleos de Práticas Jurídicas das Faculdades de Direito, frente ao déficit de Defensorias Públicas no Estado de Goiás

Diekson Neves Medeiros Junior, Adelaine Costa Curvo

Resumo


Resumo: O presente trabalho, aborda pontos referentes a função social dos Núcleos de Práticas Jurídicas do curso de Direito das Instituições de Ensino Superior, frente a falta de instalações, da Defensoria Pública, de pontos de atendimentos à população em diversas comarcas do Estado de Goiás. Objetivo: Demonstrar a importância da função assistencial e social dos Núcleos de Práticas Jurídicas do curso de Direito em relação ao acesso à justiça da população hipossuficiente no Estado, devido ao déficit causado pela Defensoria Pública. Analisando, assim, a forma de como é exercida a função social dentro dos NPJs, evidenciando a importância da promoção do acesso à justiça, que é, ao mesmo tempo, efetivadora do exercício de cidadania e engrenagem para desenvolvimento humano, com consequente desenvolvimento social. Métodos: Para a formação do presente artigo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, sendo abordado estudos já realizados por doutrinadores, jurisprudências, e artigos científicos, que versem sobre os Núcleos de Práticas Jurídicas. Resultado: Assim, por resultado, buscará que os atendimentos realizados nos Núcleos de Práticas Jurídicas das Instituições de Ensino Superior suprem, no que for possível, a falta dos atendimentos que deveriam ser realizados pela Defensoria Pública no Estado de Goiás. Conclusão: Através dessa exposição a todos os leitores da pesquisa, buscará demonstrar a efetividade sociológica e assistencial em relação aos atendimentos realizados nos Núcleos de Práticas Jurídicas, pretendendo expor seus benefícios em relação a população hipossuficiente do Estado de Goiás.

 

Palavras-chave: Defensoria Pública; Núcleos de Práticas Jurídicas; NPJ; Direito.


Texto completo:

PDF

Referências


ÂMBITO JURÍDICO. A Inexistência De Defensoria Pública Na Comarca De Luziânia e o Papel Social Desempenhado Pelo Núcleo De Prática Jurídica Do Unidesc Como Garantidor Do Acesso à Justiça. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-constitucional/a-inexistencia-de-defensoria-publica-na-comarca-de-luziania-e-o-papel-social-desempenhado-pelo-nucleo-de-pratica-juridica-do-unidesc-como-garantidor-do-acesso-a-justica/. Acesso em: 17 out. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. – ABNT. NBR 6023. Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BORGES, BIUDFbf. A omissão inconstitucional do Estado de Goiás em implementar a Defensoria Pública Estadual. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 18, n. 3817, 13 dez. 2013. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/26107. Acesso em: 24 abr. 2021.

CNE/CES nº 635/2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃODisponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2018-pdf-1/100131-pces635-18/file. Acesso em: 25 out. 2021.

DA SILVEIRA, Vladmir Oliveira; SANCHES, Samyra Naspolini. Núcleo de Prática Jurídica: necessidade, implementação e diferencial qualitativo. Pensar-Revista de Ciências Jurídicas, v. 18, n. 2, p. 629-657, 2013.

CARDOSO, Marcus. Defensoria Pública e as políticas alternativas: acesso à justiça no Estado de Goiás. 2021. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1527. Acesso em: 18 set. 2021.

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS. Página inicial. Disponível em: < http://www.dpe.go.gov.br/depego/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=8&Itemid=101>. Acesso em: 22 de abr. de 2021.

DE SOUSA JÚNIOR, José Geraldo. Ensino Do Direito, Núcleos De Prática E De Assessoria Jurídica. Veredas do Direito, v. 3, p. 123, 2005.

DORNELAS, Natália Greice Soares; PENA, Luciana Calado. Núcleo de prática jurídica: acesso à justiça para os hipossuficientes. Direito Izabela Hendrix, v. 12, n. 12, 2014.

FENSTERSEIFER, Tiago. O controle judicial de políticas públicas destinadas à efetivação do direito fundamental das pessoas necessitadas à assistência jurídica integral e gratuita. Em: SOUSA, José Augusto Garcia. Coordenador. Uma Nova Defensoria Pública Pede Passagem: Reflexões sobre a Lei Complementar 132/09. Obra coletiva. Editora Lumen Juris. 2012.

IBGE. Estado de Goiás. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/panorama>. Acesso em: 22 de abr. de 2021.

LIMA JÚNIOR, Wilson Simões de. Núcleo de prática jurídica e efetivação do direito de acesso à justiça: análise de sua contribuição para a população de Goiatuba-GO. 2017.

MAZZILLI, HUGO NIGRO. Regime jurídico do Ministério Público. 6 ed. São Paulo, Saraiva, 2007.

MORAIS, Leonardo de Oliveira. A contribuição e os desafios do núcleo de prática do jurídica na concretização do princípio do acesso à justiça e na formação do aluno de graduação em direito da Universidade federal do Ceará. 2020. 75 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

LORDELO, JOÃO PAULO. A Legitimação Coletiva da Defensoria Pública: Um caminho entre o acesso à justiça e a hipossuficiência organizacional. 1 ed. Brasil, 2014.

PEREIRA, N. C. F. O núcleo de prática jurídica no currículo do curso de direito para o fortalecimento do acesso ao judiciário na formação do bacharel em Direito. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 20, 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011. p. 8764-8783.

RIBAS, Luís Otávio. Assessoria Jurídica popular universitária.In: CAPTURA CRÍPTICA: direito, política e atualidade. Florianópolis, v.1, n.1, jul/dez 2008.

ROMANCINI, Luisangela. A função social do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estadual de Ponta Grossa no acesso à justiça. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2010.

SADEK, Maria Tereza (Org.). Experiências de acesso à justiça: introdução. In: _________. Acesso à Justiça. São Paulo: Konrad-Adenauer-Stiftung, 2001. (Pesquisas, n. 23).

SOBRAL, Deborah Santos; DAHER, Carolina Gibran. A Inexistência De Defensoria Pública Na Comarca De Luziânia e o Papel Social Desempenhado Pelo Núcleo De Prática Jurídica Do Unidesc Como Garantidor Do Acesso à Justiça – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE, Luziânia-GO, 2018.

SOUZA, WILSON ALVES DE, Acesso à justiça. 1 ed. Salvador, Dois de julho, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.