Contributos da lei 10.639 para os estudos da história e cultura negra na educação brasileira

Giselda Shirley da Silva, Maria de Lourdes Aguiar Ferreira

Resumo


Resumo: Este estudo versa sobre os contributos da Lei 10.639 para a implantação dos estudos da história e cultura negra na educação brasileira, notadamente, na Educação Básica. O Objetivo é analisar o contexto de criação dessa lei e seus desdobramentos no contexto educacional, tanto no que se refere a criação das diretrizes como a sua efetivação no âmbito escolar. O estudo realizado no viés qualitativo resultou da análise da norma jurídica, relacionando a Lei 10.639/03 a outras legislações que tratam da questão da história e cultura negra. O estudo desvelou que o contexto de criação da lei sugere relação com o contexto histórico, as reivindicações do movimento negro, a relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN 9394/96 e a necessidade urgente de adoção de uma educação antirracista no contexto brasileiro.

 

Palavras-chave: Lei 10.639/03. Educação antirracista. Marco legal

 


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Martha & MATTOS, Hebe. Em torno das "Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores. Artigos. Estud. hist. (Rio J.) 21 (41) Jun 2008.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais/ Temas Transversais. 1998.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais/ Temas Transversais. 1998.

BRASIL. Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

BRASIL. Lei De Diretrizes E Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, art. 25 § 4º.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 55.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação; Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2004

DA SILVA GONÇALVES, M. C.; SÍVERES, L.. A temática étnico-racial na formação de professores: um estudo de caso no curso de Pedagogia no Noroeste de Minas Gerais / Ethnic-racial thematic in teacher training: a case study in the Pedagogy course in Northwest Minas Gerais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 708–729, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57884. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57884. Acesso em: 13 maio. 2023.

GONTIJO, Rebeca. Identidade Nacional e Ensino de História: a diversidade como “patrimônio sociocultural. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; FAPERJ, 2003, p. 65.

MATTOS, Hebe. 2003. O ensino de história e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In: ABREU, Martha e SOIHET, Rachel. Ensino de história Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Faperj.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nas escolas brasileiras. Entre o prescrito e o vivido, da legislação educacional aos olhares dos especialistas (1995-2006). Dossiê: História, direito e justiça. História 28 (2). 2009.

OLIVEIRA, E. G.; SILVA, G. S. Entre o vivido e o concebido: memórias de professoras sobre a história da educação em Brasilândia de Minas. Altus Ciência, v. 14, n. 14, p. 38-52, 2022


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.