CONCEPÇÕES E (DES)ENTENDIMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM ESCOLAS DE DIADEMA/SP

Everton Viesba, Clemil Camelo, Marilena Rosalen

Resumo


Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender quais os entendimentos e concepções de Educação Ambiental (EA) de professores de ciências, matemática e português, a partir de uma abordagem qualitativa, num estudo de campo, utilizando um questionário para professores de 5 escolas em Diadema. A análise dos resultados demonstra que os professores possuem concepções e entendimentos com maior proximidade às correntes de visão naturalista e conservacionista, com tendências à manutenção de recursos naturais, sobretudo para consumo, tornando a EA um instrumento de controle ambiental na escola, em detrimento da capacidade transformadora que o campo dispõe. Espera-se que este trabalho contribua com pesquisas em formação inicial e continuada de professores, de forma a somar no caminho para o desenvolvimento pleno e integral das instituições de ensino, rumo à transição para Sociedades Sustentáveis.

 

Palavras-Chave: Educação Ambiental. Formação Docente.Sociedades Sustentáveis.


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