A ANTROPOLOGIA NO ENFOQUE DOS APSECTOS CULTURAIS QUE LEVAM UM INDIVÍDUO A PRATICAR BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Rodrigo Silva Marques, Diego Alves Côrtes, Rita de Cássia Dias Akegawa

Resumo


Resumo: Atualmente, a convivência e as relação que ocorrem nos ambientes escolares tem ganhado bastante enfoque. Vivemos em uma sociedade completamente diversa e ampla nos quesitos de religião, cultura, sexualidade, dentre outros. Como a escola é uma reprodução da sociedade, toda essa diversidade não é bem entendida por todos e as vezes podem surgir situações de preconceito, falta de respeito, rejeição ou agressões física e verbal, em outras palavras, o chamado bullying. Com isso, neste trabalho buscou-se neste pensar a antropologia inserida na educação, entender alguns aspectos culturais da sociedade e compreender o fenômeno do bullying. A metodologia teve como base a pesquisa bibliográfica exploratória, onde os estudos de vários autores contribuíram para a fundamentação do trabalho. Ao longo deste foi possível compreender como a antropologia e a sociologia podem colaborar para uma convivência pacífica no ambiente escolar, entender os aspectos de cultura e diversidade da sociedade e compreender alguns dos motivos que levam alunos à prática do bullying. A importância deste trabalho se deu na contribuição científica para um tema tão recorrente nas escolas e que leva tantos prejuízos às vítimas desse fenômeno.

 

Palavras-chave: Bullying. Escola. Cultura. Diversidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.