FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E MATEMÁTICA: UMA SOMATÓRIA POSSÍVEL?

Inês Pauli, Marilena Rosalen

Resumo


Resumo: Este artigo tem sua origem em pesquisa realizada para dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UNIFESP, aprovada em março de 2020, cujo objetivo foi apresentar a formação tecnológica de professores regulares de quartos e quintos anos, e se o trabalho desenvolvido pela Professora de Suporte a Projetos Pedagógicos relacionados à tecnologia (PAPPTEC), utilizando a lógica de programação, promoveu uma ação formativa com os professores, com relação aos objetos matemáticos. Foi utilizada como metodologia o estudo de caso, com os dados sendo coletados por meio de questionários, entrevistas, observação no laboratório de informática e análise documental. A pesquisa revelou a necessidade de rever o uso de equipamentos tecnológicos para alunos dos primeiros anos da educação básica, pois o efeito pode ser contrário ao desejado, especialmente quanto ao desenvolvimento do pensamento criativo.

 

Palavras-Chave: Formação de professores. Tecnologia na escola. Matemática. Lógica de programação. Construcionismo.

 


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