SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CULTURA ORGANIZACIONAL E ESTRESSE

Jackeliny Dias da Silva, Adriana Santos do Prado Sadoyama, Bruno Marinho Sousa, Geraldo Sadoyama Leal

Resumo


Resumo: O adoecimento docente é um fenômeno que vem chamando a atenção de pesquisadores em todo o mundo. Assim como o estresse, o qual afeta aspectos tanto aspectos físicos quanto psicológicos, chegando até mesmo à incapacitação do indivíduo. Desta forma, com intuito de compreender a relação entre estes fenômenos, o presente trabalho teve como objetivo investigar o quadro de estresse dos professores da rede pública de ensino na cidade de Catalão e sua relação com a cultura organizacional das escolas em que faziam parte. Participaram da pesquisa 81 professores, servidores efetivos na rede pública estadual, provenientes de 4 escolas. Os instrumentos utilizados para este levantamento foram o Inventário de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) o Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) e um Questionário semiestruturado para análise dos dados sociodemográficos e análise qualitativa referente a percepção dos professores sobre a temática investigada. Como resultados, pôde-se constatar que 83,95% dos participantes encontravam-se com quadro de estresse. Em relação a cultura organizacional, verificou-se que duas escolas obtiveram resultado para cultura e Integração e as demais obtiveram resultados para cultura de Relacionamento. Ao se realizar análise de correlação do Tau de Kendall entre IBACO e ISSL, não se verificou correlação entre as variáveis. Em relação a análise qualitativa, verificou-se que no que se refere aos fatores de estresse da profissão, 44% dos professores consideram que os fatores que geram mais estresse são alunos e pais. Já em relação aos fatores de estresse do ambiente de trabalho, em primeiro lugar os docentes consideraram a Gestão como principal fator propulsor de estresse.

 

Palavras Chave: Adoecimento Docente, Cultura Organizacional, Estresse, IBACO e ISSL.

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.