FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO EM TREINAMENTOS: uma Revisão Integrativa

André Vasconcelos da Silva, Giovana dos Santos Lopes, Laurita de Queiroz Bomdespacho, Maciel Rodrigues Borges, Marcos Alves Gomes

Resumo


Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo mostrar avaliações de treinamentos de profissionais em diferentes empresas, por meio de estudos analisados. A metodologia empregada partiu de um estudo do tipo exploratório, bibliográfico com análise integrativa, qualitativa da literatura disponível no Scielo. Os resultados foram colhidos numa amostra constituída por 5 artigos, cuja caracterização foi apresentada em um quadro contendo: autores, ano da publicação, título, objetivo, principais resultados e conclusão. Mesmo com os resultados relatados da avaliação de treinamento tendo apontado ótimo aproveitamento, esses parecem estar comprometidos em alguns casos nos quais as respostas são dadas a questões fechadas, não havendo abertura para expressão espontânea dos entrevistados. A discussão apresenta as categorias escolhidas para a avaliação que foram: conhecimento dos valores dos investimentos em treinamento; resultados dos treinamentos (satisfatórios ou não); mudança de comportamento dos treinandos após a participação nos treinamentos. As respostas dos participantes depois de submetidas a análises exploratórias mostraram que grande parte dos respondentes não sabe qual a proporção de gastos distribuídos entre salários e treinamentos, mas concordaram que houve um aumento nos investimentos em treinamento.

 

Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento. Treinamentos. Aprendizagem Organizacional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.