CORRESPONDÊNCIA DIZER-FAZER E A INFLUÊNCIA DAS PROPAGANDAS NO COMPORTAMENTO DE ESCOLHAS DE BEBIDAS DAS CRIANÇAS

André Vasconcelos da Silva, Gabriela Ferreira Mendes, Jennifer Ester de Sousa Bastos, Luciana Mesquita da Silva, Yohanna Lawanda Bringel Araújo

Resumo


Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as correspondências verbais/não verbais (dizer-fazer) e quais os seus efeitos na preferência de escolha de bebidas pelas crianças. Temas cotidianos como a mentira, omissões e preferência de escolhas podem ser compreendidos por meio de pesquisas da relação entre o comportamento verbal e não-verbal. Esse campo de estudo é conhecido como correspondência fazer-dizer (ou dizer-fazer). Atualmente é possível verificar o uso dessas técnicas de comportamento verbal e suas correspondências com o não-verbal pelo marketing. Com o objetivo de atrair consumidores, as empresas cada vez mais têm investido em propagandas, criando mecanismos, para que o dizer da propaganda se torne o fazer do consumidor, principalmente quando esse consumidor são crianças. É perceptível que as crianças, cada vez mais cedo, estão tornando-se autônomas quanto a escolha dos alimentos, mas também estão envolvidas com a mídia televisa ou com a internet, podendo sofrer influências das propagandas veiculadas nesse ambiente midiático. Foi feito um jogo com as crianças no qual, em alguns intervalos, elas deveriam relatar suas preferências por tipos de bebidas, ao final, elas ganhavam “dinheirinho”. Essas notinhas eram trocadas por itens ao fim do jogo (refrigerante, suco, lápis, borracha ou brinquedo).  Os resultados mostraram que as propagandas apresentadas durante a pesquisa tiveram pouca influência sob a escolha das bebidas das crianças predominando sua história de reforçamento em detrimento dos estímulos apresentados, não havendo, na maioria dos casos, correspondência entre os relatos e as escolhas no final do experimento.

 

Palavras-chave: Correspondência dizer-fazer. Comportamento de escolha. Alimentação infantil. Propagandas


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