A POLÍTICA DE EGRESSO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR

Daniele Lopes Oliveira, Maria Zeneide C. M. de Almeida

Resumo


Resumo: O trabalho analisa as políticas que tratam do egresso como meio de avaliação e gestão da eficácia da política pública de formação do ensino superior no Brasil, discute questões relativas à política brasileira de formação de professores no Ensino Superior. Tendo em vista que a formação docente foi e está sendo reinventada atendendo recomendações de organismos internacionais, que têm por objetivo aumentar o seu controle sobre o Estado Brasileiro. Para contribuir com este estudo foi realizado um estudo de caso em uma Faculdade Particular em Goiânia-Goiás, onde foram avaliados os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação no período de 2008 à 2014. Foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos, Grades Curriculares, Ementas das disciplinas, Coordenadores, Discentes e Docentes. Foi realizada uma pesquisa com os ingressos e egressos, com os foram aplicados questionários com perguntas quali-quantitativas e, também uma pesquisa com empresas que oferecem estágio para  estas áreas com objetivo de discutir a política do egresso e suas reais contribuições para o Ensino Superior.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Política nacional. Egresso. Ensino Superior.

 


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