REFLEXÕES ACERCA DO TRABALHO HOME OFFICE OCASIONADO PELA PANDEMIA DA COVID-19

Rosa Jussara Bonfim Silva

Resumo


Resumo: Este trabalho é um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, sobre a atual situação que todos os brasileiros estão vivendo. Pretende-se discutir quais fatores influenciam a utilização da tecnologia e se a mesma é para todos. O foco desta pesquisa está na condição da pesquisadora que hoje trabalha home office, e, percebe os efeitos e reflexos das ações desenvolvidas por meio dos estudos on line. Delimitou-se para a realização desta pesquisa o seguinte problema: em que medida a presença do trabalho home office garante o acesso e a permanência dos nossos estudantes no processo de ensino e aprendizagem? Para isso, efetuou-se análise documental, observação direta e entrevistas com os atores escolares. Constatou-se, dentre outros aspectos, há uma grande dificuldade de manuseio, acesso e compreensão das variáveis ferramentas. Concluiu-se que tal concepção segmentada obstaculiza a incorporação das TIC ao processo educativo e minimiza o papel relevante que a o trabalho home office deveria desempenhar. Além disso, prevalece conjuntura a conduta de “transferir” conteúdos aos alunos, em vez de se propiciar aos  mesmos  possibilidades para a própria produção ou construção do conhecimento. Com isso, o papel discente é mais de receptor de conhecimentos do que de sujeito da própria aprendizagem.

 

Palavras-chave: Home office. Aprendizagem. Conhecimento.

 


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