GESTÃO CONSTRUTIVA DE CONFLITOS MÉDICO-PACIENTE: MEDIAÇÃO ON-LINE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Karen Rosa de Almeida, Margareth Vetis Zaganelli, Maria Célia da Silva Gonçalves

Resumo


Resumo: O artigo aborda a gestão construtiva de conflitos, perspectiva que destaca as possibilidades de alteração das posições das partes e de aproveitamento de benefícios com a aprendizagem obtida a partir da administração da controvérsia. O texto tem por finalidade a análise da mediação como método de efetivação da gestão construtiva de conflitos entre médicos e pacientes no Brasil. Com esse intento, destaca as características marcantes de dissidências de diferentes naturezas, a variedade de métodos úteis aos seus respectivos tratamentos e os diferentes modelos de mediação, apontando para a mais adequada via de administração de questões em ambientes clínicos ou hospitalares. Ainda, marca a importância do uso de locais virtuais e de plataformas de resolução de disputas on-line no tratamento de conflitos entre médicos e pacientes durante a pandemia de coronavírus (COVID-19). O texto emprega metodologia lógico-dedutiva e pesquisa bibliográfica, conclui pela necessidade de aproveitamento da mediação entre médicos e pacientes para evitar a excessiva e prejudicial judicialização de demandas em matéria de saúde.

 

Palavras-chave: Ambientes hospitalares. Relações médico-paciente. Mediação de conflitos. Pandemia de COVID-19. Espaços virtuais de resolução de disputas.


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