Dossiê Direito, Robótica e IA: tecnologias morais emergentes e os desafios das novas ‘subjetividades’ Dossier Law, Robotics and AI: emerging moral technologies and the challenges of new ‘subjectivities’

Silvia Salardi, Michele Saporiti, Margareth Vetis Zaganelli, Maria Célia da Silva Gonçalves

Resumo


As novas tecnologias estão cada vez mais permeando as áreas da assistência médica e da saúde, e os benefícios da digitalização da informação em saúde, da "saúde móvel" e da robótica médica são apenas alguns exemplos da inovação tecnológica aplicada ao setor da saúde.

Novos medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte, e programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais são prestados à população a atenção e os cuidados com a saúde, são potencialmente adequadas para garantir eficiência e melhor custo-efetividade. Mas deve-se ressaltar que na atualidade, isso se aplica apenas à determinadas áreas do planeta.

A tecnologia aplicada à medicina vem revolucionando os processos de diagnóstico e o tratamento de doenças. O objetivo é melhorar e prolongar a vida dos pacientes, além de facilitar o trabalho de profissionais da saúde. Frente à pandemia da COVID-19, prevista com a utilização da inteligência artificial em dezembro de 2019, por intermédio de startup canadense BlueDot, o setor de tecnologia tem oferecido soluções para combater o surto do novo coronavírus, principalmente nos segmentos de inteligência artificial e ciência de dados.

As inovações tecnológicas aplicadas à área da saúde impõem novas questões ético-jurídicas: desde a aquisição e uso de "Big Data" até a responsabilidade por erros em algoritmos e softwares, desde a verificação da correção de informações médicas online até o direito de acesso aos dados de saúde.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.