SIMULAÇÃO DE NEGÓCIOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFMG CAMPUS RIBEIRÃO DAS NEVES

Sandro Patrício de Ananias, Pedro Marinho Sizenando Silva, Cássia do Carmo Pires Fernandes Fernandes

Resumo


Resumo: As metodologias vivenciais têm sido recomendadas como necessárias à construção autônoma do aprendizado. Desta forma, este trabalho descreve a implantação da metodologia da Empresa Simulada em um curso técnico em administração e levantou as percepções positivas e negativas, dos estudantes envolvidos, em relação à aprendizagem. Para tanto, utilizou-se de um estudo de caso, com a análise de grupos focais e Relatos de Experiência. Os resultados apontaram que, apesar de algumas diferenças metodológicas no desenvolvimento das atividades, houve ganhos significativos na aprendizagem das práticas necessárias aos egressos deste curso bem como o desenvolvimento de aspectos comportamentais importantes para a entrada no mercado de trabalho, o que evidencia a efetividade da Empresa Simulada como metodologia de aprendizagem vivencial.

 

Palavras-chave: Educação profissional. Metodologias vivenciais. Empresa simulada. Aprendizado.


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