Profissionais da educação social: desafios contemporâneos

Ana Camões, Cindy Vaz, Renata Machado, Susana Sá

Resumo


Resumo: A formação dos profissionais socioeducativos poderá ser a resposta para as novas exigências sociais e profissionais. Assim, a formação contínua é instigante, motivadora, e prepara-os para um conjunto mais alargado de funções e tarefas altamente especializadas que requerem um desempenho em contextos cada vez mais complexos. A investigação recaiu nos educadores sociais, com recurso à técnica da entrevista semiestruturada. A amostra foi composta por três profissionais socioeducativos, na área da Educação Social, da região Norte de Portugal. A análise de conteúdo foi elaborada com o software webQDA. Concluíu-se que há práticas de formação contínua, ainda que os programas existentes sejam escassos. Mesmo assim, consideram a formação contínua muito relevante para a sua prática profissional, mas alegam que a mesma não é ainda valorizada no âmbito profissional.

 

Palavras-chave: Educação Social, Educadores Sociais, Formação Contínua.

 


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