Homem certo no lugar certo: estudar em escola rural, Ituiutaba, MG, 1940–60

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, José Carlos Sousa Araújo, Armindo Quillici Neto

Resumo


Resumo: Com a população brasileira residindo maciçamente no meio rural até meados dos anos 1950, a escolarização da população rural foi necessidade que se impôs ao governo e seus planos em prol da alfabetização. Este estudo enfoca esse contexto ao tratar das relações entre demanda por escola pública e ação política para supri-la no município de Ituiutaba, MG. O estudo objetivou compreender os efeitos das ações governamentais (federal, estadual e municipal) em favor da manutenção da população rural em seu meio, sobretudo pela criação de escolas rurais. O ponto de partida foi a seguinte pergunta: alfabetizar a população rural contribuiu para alcançar o propósito de pôr ou deixar o homem certo no lugar certo? Como pesquisa que se inscreve no campo da história da educação no Brasil, este trabalho recorreu a fontes como dados estatísticos, atas da Câmara de Vereadores e relatos orais, em uma leitura que conjuga educação e demografia. As fontes foram lidas com uma intenção crítico-interpretativa e contextualizada. Os resultados da pesquisa permitem dizer que a escolarização rural concretizou o discurso do governo: as escolas rurais alfabetizaram e formaram. Mas o resultado das ações dos governos federal, estadual e municipal em prol da escolarização rural mostrou que conter o homem do campo no meio rural exigia mais que escolas rurais.

 

Palavras-chave: meio rural; alfabetização; escola pública; ação política; população rural.


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