Primórdios da educação rural-ambiental brasileira e seus desafios

Daniele Lopes Oliveira, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Resumo


Resumo: O estudo busca trazer uma reflexão sobre os primórdios da educação rural e ambiental no Brasil que em muitos momentos se entrelaçam e em alguns momentos se distanciam. Mas na nossa reflexão deveria sempre andar de mãos dadas, tendo em vista que, a falta de respeito às questões ambientais favorece as catástrofes climáticas, expulsando o homem do campo das suas terras. E que o conhecimento, aliada as práticas sustentáveis, fortalece e dá condições para que o campo se mantenha. E que os trabalhadores rurais permaneçam em suas terras, e que suas famílias possam viver, crescer, estudar e se manter a partir da sua condição. Esse tipo de educação está ligado ao contexto histórico social que busca compreender as influências politicas e sociais nesse processo educacional. Para o desenvolvimento do estudo partiu-se da inquietação em compreender como ocorreu à educação rural-ambiental, seus desafios e perspectivas. O trabalho traz uma reflexão sobre o aspecto qualitativo de natureza bibliográfica, que possibilita a apreensão do conhecimento cientifica a partir de analise critica das concepções e problematizações pedagógicas inibidas no campo epistemológico da educação, sobretudo, da educação rural-ambiental.

 

Palavras-chave: Educação Rural; Educação Ambiental; Movimentos Políticos e Sociais; História da Educação.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.