A escola primária rural e suas relações com o processo de colonização recente no Sul de Mato Grosso (1940 -1970)

Alessandra Cristina Furtado, Claudiani Rodelini

Resumo


Resumo: Este artigo busca analisar as relações da escola primária rural com o processo de colonização recente no Sul de Mato Grosso, no período compreendido entre as décadas de 1940 a 1970. A pesquisa que dá origem a este trabalho fundamenta-se na história, história e historiografia da educação, história de Mato Grosso e a educação rural. Recorremos, também, a um conjunto de documentos constituído por Relatórios e Mensagens de governadores do Estado de Mato Grosso, Relatórios de Secretários de Estado, legislação, fotografias, documentação das Colonizadoras, entre outras. Os resultados apontaram que a relação do processo de colonização com a escolarização dessa região, ocorreu com a criação de escolas primárias para atender os filhos dos migrantes e imigrantes, principalmente, nas áreas rurais. Apesar disso, essas escolas não eram suficientes para a atender toda a demanda de crianças nessas áreas.

 

Palavras-chave: Escola Primária. Ensino Rural. Colonização do Sul de Mato Grosso.

 


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