Educação do campo: história, percursos e desafios em cenários de resistência

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, César Evangelista Fernandes Bressanin

Resumo


Resumo: O texto traz como objeto de estudo o debate sobre a Educação Rural e a Educação no Campo a partir de seus percursos pela História da Educação brasileira. Evidencia a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus que estendeu-se do político ao econômico, do escolar-acadêmico ao religioso e do individual ao mundial. Norteado pelos referenciais teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e da História Cultural, dialogando com a História da Educação, o artigo é de cunho bibliográfico em que o corpus escrito compreende a revisão da literatura e a análise de documentos, reportagens e escritos que demonstram os desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe para as populações camponesas, o funcionamento das escolas do campo e a garantia do direito à educação.

 

Palavras-chave: Educação do Campo; História da Educação; Pandemia; Covid-19; Resistência.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.