Formação de professores e a educação do campo: marcos legais e normativos da política nacional de educação do campo no contexto brasileiro

Celeida Maria Costa de Souza e Silva, Ariadne Celinne de Souza e Silva

Resumo


Resumo: O objetivo nesta pesquisa é discutir a formação de professores e a educação do campo no contexto brasileiro à luz dos marcos legais e normativos da política nacional de educação do campo, bem como, as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (2014-2024) aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que enfocam essa modalidade da Educação brasileira. É uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. Para tanto, utilizamos como fontes: os documentos oficiais do Governo brasileiro que tratam da política de formação de professores para a educação básica e a Educação do Campo, e consultamos diferentes bancos de dados, em especial, os organizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Como aporte teórico, elegemos: Antunes-Rocha (2014), Caldart (1997, 2012), Dourado (2013), Gohn (1997), Kuenzer (2011), Silva (2013), dentre outros que discutem a formação de professores e a educação do campo.

 

Palavras-chave: Formação de professores, Educação do Campo, Políticas educacionais e Legislação brasileira.

 


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