Contextos de educação rural e o ensino para os indígenas na Reserva de Dourados/MT na primeira metade do século XX: reflexões a partir do conhecimento positivo

Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado

Resumo


Resumo: Este texto analisa a educação para os indígenas na “escola da missão” (Escola Primária General Rondon), mais precisamente para as etnias Kaiowá, Guarani e Terena da Reserva Indígena de Dourados (RID), no sul de Mato Grosso (MT), durante a primeira metade do século XX. Para tanto, busca relacionar e compreender o ensino primário nesta Reserva à luz da teoria positivista. Com o intuito de alcançar o objetivo da pesquisa, foi preciso recorrer a documentos do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), guardados nos arquivos do Museu do Índio no Rio de Janeiro, e ao jornal protestante O Estandarte, disponibilizado para consulta online. Resultados da pesquisa demonstraram que a educação escolar ministrada aos indígenas da RID, apresentava semelhanças com o ensino realizado nas escolas rurais. Contudo, essas semelhanças estavam relacionadas às características dos espaços rurais e ao projeto dos republicanos e protestantes da formação de pessoas desenvolvidas, civilizadas e alfabetizadas, por meio da construção de novos hábitos, comportamentos e práticas religiosas, econômicas e sociais.

 

Palavras-chave: Educação para os indígenas. Educação primária rural. Positivismo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.