O impacto da atividade formativa dos CFAE na mudança/melhoria das práticas educativas das suas escolas associadas: um estudo de caso

Sandra Cardoso, João Sousa

Resumo


Resumo: Efetuou-se uma revisão da literatura, apontando de forma relativamente aprofundada os estudos nacionais e internacionais nesta área de estudo ligada à formação contínua de professores e seu impacto na mudança/melhoria das práticas educativas, fazendo um primeiro levantamento de estudos empíricos relacionados com a temática e recorrendo a fontes e perspetivas teóricas tão diversificadas quanto possível, convocando, obviamente, autores de referência obrigatória nesta área. Destacamos que a organização e estruturação da dimensão teórica desta investigação, aqui exposta na introdução, relaciona-se e está ao serviço dos objetivos e hipóteses do estudo. O estudo é de natureza mista, concluindo que permitiu conhecer o impacto da formação contínua promovida pelo Centro de Formação no biénio 2018-2020 em duas dimensões de extrema importância: a aquisição da formação no plano individual e a transferência da formação no plano organizacional.

 

Palavras-chave: Prática educativa, Formação docente; Atividade Formativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.