Escola – Avaliação Externa, Autoavaliação e Práticas Institucionais
Resumo
Resumo: O Decreto-Lei n.º55/2018, de 6 de julho, promulgou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), instigando a comunidade educativa, particularmente os professores, a refletirem, em conjunto, sobre os desafios, as exigências e as implicações da sua implementação, que a escola se tornasse uma instituição, permanentemente, reflexiva. A Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) reforçou a necessidade das escolas procederem à autoavaliação e a obrigatoriedade de apresentarem um plano de melhoria na sequência da avaliação externa. O projeto que desenvolvemos teve como referências o relatório da avaliação externa da IGEC e o da avaliação interna do Agrupamento. Conclui-se que a avaliação externa teve impacto na implementação do plano de melhoria e na prossecução da autoavaliação do Agrupamento. Porém, face às avaliações, o Agrupamento devia ter aprofundado o investimento na cultura de aperfeiçoamento institucional e de melhoria.
Palavras-chave: Avaliação externa; Autoavaliação; Instituições reflexivas; Melhoria das escolas.
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