Autoavaliação, Ações de Melhoria e Mudança numa Escola Profissional

Maria Helena Barreiros, João Pascoinho

Resumo


Resumo: O presente artigo, centrado na melhoria por autoavaliação de uma escola profissional agrícola do distrito de Lisboa, teve como objetivo principal evidenciar se a comunidade escolar e as equipas de autoavaliação, percepcionam melhoria de desempenho organizacional por via da aplicação sistemática de um método de autoavaliação. Optou-se, assim, por um estudo de caso assente num paradigma comparativo e qualitativo, no sentido de evidenciar as percepções dos intervenientes e interessados no processo, realidade que poderá perfilar-se como embrião para reflexão sobre as dinâmicas instaladas. O método empírico projetado socorreu-se da comunidade escolar e dos participantes das várias equipas de autoavaliação. Os resultados permitiram concluir que a percepção da comunidade escolar, como um todo, e dos membros das equipas de autoavaliação, como grupo específico, foi de significativas melhorias ao longo dos quatro ciclos avaliativos pelo modelo CAF (Common Assessment Framework), apreciação que aparentemente colide com a avaliação institucional externa de 2017, que reduziu um nível a cada uma das dimensões avaliadas.

 

Palavras-chave: Autoavaliação; Diagnóstico organizacional; Ações de melhoria.

 


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