A Organização e Gestão Escolar face à Educação Inclusiva: o Decreto-lei 54 de 6 de julho de 2018 e as implicações nas Escolas Portuguesas

Jaime Sousa, João Pascoinho

Resumo


Resumo: Abordar o modo como a escola dos dias de hoje funciona e organiza as suas dinâmicas, na tentativa de dar resposta aos desafios que a Educação Inclusiva, revela-se, para nós, como uma incitação à descoberta de práticas que estão em relação direta com a crescente preocupação, verificada nos últimos tempos, concernente à melhoria da qualidade do sistema educativo da educação, num claro compromisso com uma Educação em prol da Equidade e Inclusão. Este estudo analisa o fenómeno supracitado num Agrupamento de Escolas, nomeadamente ao nível da implementação do decreto-lei nº 54 de 6 de julho de 2018, e verifica a adequação das medidas tomadas na efetuação do mesmo, pelo órgão de gestão. Recorreu-se a uma abordagem qualitativa, através da realização de um focus group, onde participaram voluntariamente 6 elementos que fazem parte da equipa Multidisciplinar de Apoio À Educação Inclusiva. Concluiu-se que, o Agrupamento está a implementar na sua plenitude todas as orientações pretendidas com o espírito da atual legislação.

 

Palavras-Chave: Educação Inclusiva, Inclusão, Necessidades Saúde Especiais.

 

 


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