A percepção de alunos de graduação da área de saúde acerca da origem da vida

Kamilla de Paula Lacerda Teixeira, José Onício Rosa da Silva, Saulo Gonçalves Pereira, Hugo Christiano Soares Melo

Resumo


Resumo: Das várias teorias científicas sobre a origem da vida, as mais importantes incluem a teoria da química pré-biótica, dos “black smokers” e a panspermia. Nesse contexto, estudos sobre a percepção de estudantes são importantes para direcionar ações de ensino específicas sobre essa temática. Partindo dessa premissa, essa pesquisa teve como objetivo avaliar o perfil de ideias de alunos ingressantes de cursos de saúde de uma instituição de ensino particular da cidade de Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil, em relação às teorias da origem da vida. Nesse embasamento foram avaliadas as opiniões de 86 alunos de graduações da área da saúde, acerca da origem da vida, principalmente quando se trata do conflito entre fé e ciência. A avaliação revelou que a maioria (51%) ainda crê no modelo religioso para criação da vida. A teoria científica mais aceita pela maioria foi a química pré-biótica (28%). A pesquisa não visou identificar erros metodológicos e/ou conceituais, e sim analisar a aceitação dos alunos, e assim, identificou uma presença religiosa modeladora do conhecimento científico nos alunos, que pode por sua vez ser uma característica regional ou cultural. Os resultados não só apontam falhas no ensino, mas também inspiram soluções que elevem o alcance científico sem detrimento de fatores culturais e religiosos que são individuais e únicos.

Palavras-chave: origem da vida, evolução química, religião.

 

 


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