FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE FLUÊNCIA TECNOLÓGICA: EXPERIÊNCIAS COM ROBÓTICA E SCRATCH

Ana Maria Di Grado Hessel, Cristiane Samária Gomes da Silva, Maria Otília José Montessanti Mathias

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do quinto semestre do curso de Pedagogia de uma universidade confessional da cidade de São Paulo, com o objetivo de investigar o impacto das experiências vivenciadas nas oficinas de robótica e Scratch, ofertadas nas aulas da disciplina Novas Tecnologias e Educação. As questões de tecnologia desenvolvidas no semestre letivo focaram o pensamento computacional e o construcionismo, os quais são explicados pelos teóricos Seymour Papert, Mitchel Resnick e Armando Valente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, a qual utilizou técnicas de observação, registro narrativo das experiências vivenciadas e questionário avaliativo da disciplina, postado na internet, para a coleta dos dados da investigação. A análise interpretativa foi desenvolvida com base nos dados construídos no decorrer do percurso da referida disciplina. Os resultados mostraram que as experiências vivenciadas puderam contribuir para a formação das futuras docentes, bem como expandir sua fluência tecnológica.

Texto completo:

PDF

Referências


BLIKSTEIN, Paulo. et al. Meaningful Making: projects and inspirations for Fab Labs and Makerspaces. Torrance: Constructing Moderns Knowledge Press, 2016.

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

CAMPOS, Flavio Rodrigues. Paulo Freire e Seymour Papert: educação, tecnologias e análise do discurso. Curitiba: Editora CRV, 2013.

______. A robótica para uso educacional. São Paulo: Editora Senac, 2019.

ITO, Joichi; HOWE, Jeff. Disrupção e Inovação: Como sobreviver ao futuro incerto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

MALACRIDA, V. A.; BARROS, H. F. Ser professor no século XXI: representações sociais. São Paulo: Paco Editorial, 2013.

PAPERT, Seymour. Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

RELATÓRIO UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório: Padrões de Competência em TIC para professores. Relatório. Trad. David, Cláudia. Paris: UNESCO, 2008.

RESNICK, Mitchel. Lifelong Kindergarten – Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play. London: The Mit Press, 2017

TAROUCO, Liane. Competências digitais dos professores. In Comitê Gestor da Internet no Brasil. TIC Educação. São Paulo: Cetic.br, 2019

VALENTE, José Armando. A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Tese (Livre Docência) - Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.