A Síndrome de Burnout em professores do ensino superior no período de pandemia do Covid-19

Cristiane Coelho Teles, Luciana Tella, Luciane Guimarães Batistella Bianchini

Resumo


O presente trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico de estudos referentes a Síndrome de Burnout em docentes do Ensino Superior no período de pandemia provocada pela COVID-19. Com o cenário da pandemia que se instaurou no Brasil em 2020, o Ministério da Educação determinou que as aulas presenciais fossem substituídas por aulas em meios digitais durante a pandemia. Nesse período as aulas presenciais do Ensino Superior passaram a ser realizadas por salas que utilizam métodos e tecnologias de informação e comunicação, como ensino remoto e modalidade a distância. Docentes tiveram que estabelecer novas ações e os estudantes tiveram que assumir maior autonomia sobre a sua aprendizagem. Porém diante do quadro atual, a Síndrome de Burnout afetou profissionais da área da educação. O objetivo foi identificar estudos que apresentassem resultados sobre a Síndrome de Burnout em docentes do Ensino Superior no período de pandemia. Conclui-se que os docentes passaram por desafios em sua prática, provocando desequilíbrios emocionais derivados do ambiente profissional, provocando a Síndrome de Burnout.

 

Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Qualidade de Vida. Tecnologias Digitais. Pandemia.

               


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