O ato de ler na contação de histórias: a boniteza do dialogismo

Dedilene Alves de Jesus, Gabriela Cristina Vieira, Paulo César Ribeiro Júnior

Resumo


Resumo: A contação de histórias é hoje uma das estratégias mais utilizadas no ensino da Educação Infantil e Anos Iniciais. Dessa forma, nosso objeto de estudo é o dialogismo no ato de ler na contação de histórias, a partir da relação entre a perspectiva freireana (1989), o dialogismo bakhtiniano (2012) e as abordagens sobre recepção leitora (SILVEIRA; MOURA, 2007), mediação (VYGOTSKY, 1987) e função social e de desenvolvimento da contação de história (FOLLADOR, 2011; ABRAMOVICK, 2003). Objetivamos, a partir desses pressupostos, discutir a contação de histórias como uma ferramenta pedagógica que exige planejamento, preparação e senso ético, para que a boniteza do dialogismo se manifeste na execução dessa atividade corriqueira nas salas de aula. Como resultado, esperamos que a essencialidade do dialogismo na contação de histórias torne-se um marco que suplante o esvaziamento metodológico ocasionado pela visão equivocada desse recurso pedagógico.

 

Palavras-chave: Dialogismo. Contação de histórias. Abordagem freireana.

 


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