Currículo, práticas educativas e formação docente: relatos sobre a docência com bebês

Joaquina Ianca Miranda, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Thais do Vale

Resumo


Resumo: Este artigo resulta de um projeto de pesquisa intitulado “(Auto)biografia da docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas em Belém” tendo como plano de trabalho “Docência com bebês: reflexões sobre a criação cotidiana do currículo nas creches públicas de Belém, por meio de relatos (auto)biográficos das professoras.” O trabalho teve como objetivo compreender as particularidades do currículo da educação de bebês e suas práticas educativas, refletindo sobre a formação do educador para o atendimento desta especificidade da educação. Tendo por objeto de estudo os relatos (auto) biográficos de quatro professoras da Rede Municipal de Educação de Belém, atuantes em creches e turmas do berçário, caracterizando a pesquisa como de abordagem qualitativa e biográfica, utilizando-se como técnica de coleta a entrevista semiestruturada, realizada por meio virtual e, como método para análise dos resultados a Análise Textual Discursiva. Nossos resultados são concentrados em três categorias de análise: (i) concepções de currículo na educação de bebês; (ii) currículo e práticas educativas com bebês; e, (iii) formação docente. Infere-se que o currículo se relaciona diretamente com a concepção de educação de bebês que as professoras construíram ao longo de seu processo formativo e espelham as práticas docentes desenvolvidas nas creches e se renovam diariamente. Em que a formação, tanto inicial como continuada, se constitui pilar para essa docência.

 

Palavras-chave: (Auto)Biografia. Práticas Pedagógicas. Currículo. Educação Infantil. Educação de bebês.

 

 


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¹ Trabalho desenvolvido com o apoio do Programa PIBIC/PRODOUTOR da Universidade Federal do Pará (UFPA).


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